Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai realiza 3ª edição da Honraria Medalha Mérito João Cipriano da Rocha Loires

Publicado em 26/08/2013, Por Assessoria de Comunicação

Conforme estabelece a Lei Municipal nº 2.723, de 16 de fevereiro de 2011, anualmente, um cidadão nonoaiense é homenageado com a condecoração Medalha Mérito João Cipriano da Rocha Loires. Compete a nove entidades do município, indicar o nome de um cidadão que tenha se distinguido na sociedade nonoaiense, por relevantes trabalhos prestados nas áreas de: defesa dos direitos sociais e combate à violência, educação, política, profissionalização, saúde e atividade comunitária, investimento/empreendedorismo e voluntariado. Neste ano, o agraciado com a honraria foi o cidadão Santo Martin Fávero, indicado pelo Grupo da 3ª Idade Alegria Nonoaiense e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nonoai. Santo nasceu aos 31 dias do mês de outubro de 1929 e é natural de Passo Fundo – RS. Em 1951, ano em que veio para Nonoai, passou a residir nas comunidades hoje conhecidas como Linha Fávero e Via Erechim. Presidente, por várias vezes, das comunidades de Via Erechim e Linha Fávero, Santo Martin Fávero foi, também, um dos sócios fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nonoai (1967), atuando na Diretoria por dois mandatos de três anos, como Conselheiro Fiscal e, por mais um mandato como 1º Suplente e Tesoureiro da Diretoria, totalizando um período de nove anos de trabalho dedicado à entidade. No ano de 1978, foi eleito Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nonoai, ficando no cargo por quatro mandatos de três anos, até outubro de 1990, período no qual se destacou como grande batalhador para colocar em funcionamento o Hospital Comunitário de Nonoai, do qual foi, também, um dos sócios fundadores. No histórico do homenageado, consta ainda, sua participação como membro do Conselho da Cotrisal, Presidente do Grupo Melhor Idade, e plantonista na Igreja Matriz, acolhendo turistas que visitavam o Santuário. A Sessão Especial, realizada em 23 de agosto, contou com a presença de autoridades locais e familiares do agraciado da noite que, emocionado, registrou seu agradecimento a todos, pelo reconhecimento de seus feitos à coletividade. A Medalha Mérito João Cipriano da Rocha Loires, confeccionada artesanalmente com a estampa do Fundador de Nonoai, foi entregue pelas mãos do Presidente da Casa, Vereador Cloves José Montagna, que, juntamente com os demais Vereadores, prestou a homenagem do Poder Legislativo Nonoaiense ao Homenageado 2013, pelos relevantes trabalhos prestados à comunidade, no decorrer de sua vivência, deixando registrada nos Anais da Casa a terceira edição da entrega da honraria, condecoração 2013.