NOTÍCIAS

Medalha João Cipriano da Rocha Loires 2013 - Homenageado Santo Martin Fávero

Publicado em 23/08/2013, Por Assessoria de Comunicação

Histórico:

Santo Martin Fávero, nascido aos 31 dias do mês de outubro de 1929. Filhod e Cezira e Bernardo Fávero. Natural de Passo Fundo-RS, município onde residia sua família.

Em 1951, em visita a região, seu pai Bernardo, comprou uma área de terra localizada no interior do município de Nonoai, hoje localidade conhecida como Linha Fávero e Via Erechim e, então, a partir desse ano, passaram a residir em Nonoai.

Com o passar do tempo, Santo casou-se com Cezira, no ano de 1958 e desta união nasceram 08 filhos os quais lhe deram 19 netos e 03 bisnetos.

Santo, já fazendo parte da sociedade nonoaiense, começou então a participar dos movimentos realizados pela sociedade.

Foi presidente por várias vezes das comunidades de Via Erechim e Linha Fávero e participante ativo no movimento de fundação sendo um dos sócios fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nonoai, fundado no dia 16 de março de 1967, como extensão da base do Sindicato de Sarandi.

Apartir daí, começou então a luta com as lideranças para emancipação do Sindicato próprio. Depois de muitos entraves e percalços feitos pelo Sindicato de Sarandi e forças políticas da época, que eram contrários à emancipação do Sindicato de Nonoai, em julho de 1969 veio a carta sindical, que estava boicotada no Sindicato de Sarandi.

A partir do desmembramento, houve a primeira eleição para Diretoria do Sindicato, da qual Santo fez parte, por 02 mandatos, de 03 anos, como conselheiro fiscal e mais um mandato como 1º suplente da diretoria e tesoureiro, totalizando um período de 09 anos.

No ano de 1978, foi eleito Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nonoai, ficando no cargo por 4 mandatos de 03 anos, até outubro de 1990.

Nesse período, foi um grande batalhador para colocar em funcionamento o Hospital Comunitário de Nonoai, do qual foi também um dos sócios fundadores.

No ano de 1979, assumiu o hospital e após dois anos de reforma, a casa de saúde foi inaugurada e Santo permaneceu por um longo período como membro ativo da Diretoria do Hospital Comunitário de Nonoai.

Santo ainda participou do Conselho da Cotrisal, foi presidente do Grupo da Melhor Idade, e plantonista na Igreja Matriz, acolhendo as pessoas que visitavam o Santuário.

Recebe hoje do Poder Legislativo Municipal a Medalha Mérito João Cipriano da Rocha Loires – Condecoração 2013, por sua trajetória e incansável trabalho dedicado à coletividade.





Imprimir Notícia - Compartilhar no Facebook