GALERIA DE FOTOS

2017 - SESSÃO SOLENE DIA INTERNACIONAL DA MULHER - TROFÉU MULHER CIDADÃ

Publicado em 20/03/2017

Homenageada: Terezinha Machado Pires

Histórico:

A Professora Terezinha Machado Pires, nascida em 25 de novembro de 1950, filha de Miguel Machado e Almerinda Keppes Machado, casada com Angelo Pires, mãe de quatro filhos: Adílio Marcos Pires, Tiago Augusto Pires, Dulcineri Pires e Daiana Pires; avó de quatro netos Larissa Roberta, Vinícius, Marcella e Eduardo.

Começou a vida profissional em 6 de março de 1967 como professora leiga na Escola Santa Ana, Esbarain II no Município de Nonoai, atualmente Rio dos Índios.

Trabalhou nas escolas: Carlos Gomes, Barra do Baitaca, Barão de Santo Antônio, Ivania Aparecida e Oliveira estas pertencentes atualmente a Trindade do Sul.

Mais tarde mudou-se para Linha Canhafé e assim trabalhou na Escola Santa Terezinha, (todas essas escolas multisereadas).

Em 1981 mudou-se para a cidade e então trabalhou no Educandário, na Casa do Menor e um ano ainda cedida para o estado na Escola de Linha São José.

Em 1986 concluiu o Magistério no Colégio Bom Conselho de Passo Fundo. Nesse mesmo ano começou a trabalhar no Colégio Cenecista com 40 horas, sendo que 20 cedidas com pré-escolar e 20 contratadas pelo colégio.

Em 1992 aposentou-se, mas continuou trabalhando apenas 20 horas particular até 12 de maio de 2016.

Sempre alfabetizou sendo que 18 anos em escolas com alunos de 1ª a 4ª séries e 32 anos com alfabetização.

Deu vários cursos de alfabetização no município (sem remuneração), para professores municipais e também foi convidada para apresentar seu métodos para os professores da Escola Maria Dulcina. Deu ainda cursos em: Rio dos Índios, Trindade do Sul, Três Palmeiras, Ronda Alta, Faxinalzinho, Benjamin Constant do Sul e por último foi convidada pela CRE para dar um curso na cidade de Passo Fundo.

A professora alfabetizou muitos adultos, onde por esse trabalho foi destaque em reportagem para o Jornal do Almoço da RBS TV Erechim.

Em 2008 foi homenageada com Menção Honrosa pelo Lions Clube de Nonoai pelos serviços prestados a educação nonoaiense.

EM 2012 foi funcionaria eleita pelo Colégio Cenecista em reconhecimento ao trabalho, comprometimento e carisma no exercício de suas atividades profissionais e assim coube a homenagem especial.

Atualmente, com a sensação do dever cumprido dedica seu tempo à família.