CÂMARA DE VEREADORES DE NONOAI REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER MANUTENÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS

Publicado em 06/04/2017, Por Assessoria de Comunicação

Na quarta-feira (05), a Câmara Municipal de Nonoai realizou Audiência Pública com o objetivo de discutir a permanência do Corpo de Bombeiros na cidade de Nonoai, o qual, atualmente, atende 11 municípios da região.

Os custos para a manutenção do atendimento da Corporação foi o principal assunto a ser debatido, pois, caso não haja o engajamento de todos os municípios, a região poderá ficar sem o trabalho do Corpo de Bombeiros de Nonoai.

Através de uma Comissão Especial criada na Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai, formada pelos vereadores Paulo Roberto da Rosa (PP), José Antonio D´Agostini Vigne (PP) e Zulmar De Bastiani (PDT), com a finalidade de tratar dessa questão, foram iniciadas as ações para intermediar a resolução da  problemática referente ao possível fechamento do Corpo de Bombeiros localizado em Nonoai.

Participaram da Mesa dos Trabalhos da Audiência Pública a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai, Vereadora Luciana Zanovello, o Prefeito Municipal de Nonoai, Edilson Pompeu da Silva, o Promotor de Justiça da Comarca de Nonoai, Raphael Guimarães dos Santos, o Comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Alexandre Bittencourt, o Capitão do 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Getúlio Vargas, Capitão Estevan, e os membros da Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Nonoai.

Do total de 11 municípios que são atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Nonoai (Nonoai, Alpestre, Planalto, Benjamin Constant do Sul, Entre Rios do Sul, Erval Grande, Faxinalzinho, Gramado dos Loureiros, Rio dos Índios, Três Palmeiras e Trindade do Sul), cujos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores estavam convidados para participar, estiveram representados apenas 6 municípios: Nonoai, Erval Grande, Gramado dos Loureiros, Rio dos Índios, Três Palmeiras e Trindade do Sul.

Atualmente, o custo mensal de manutenção da Corporação gira em torno de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), sendo que, segundo informações repassadas pelo Comando, apenas 03 (três) municípios estão repassando valores, sendo que, desses, Nonoai aporta a quantia de R$ 12.000,00 (doze mil reais), mensalmente.

O Corpo de Bombeiros conta com uma Corporação mista composta por Bombeiros Civis e Militares e atende uma população aproximada de 59.795 pessoas. Durante o evento, foi apresentado um relatório estatístico de ocorrências atendidas na região desde maio de 2011 até março de 2017, sendo que nesse período foram atendidos 1.964 Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCI’s), e 906 ocorrências.

Apesar de muitos prefeitos e vereadores não terem participado dessa importante discussão, que trata da permanência do Corpo de Bombeiros para atender seus respectivos municípios, a Comissão responsável pela organização da Audiência Pública ficou satisfeita com o apoio dos presentes no que tange à permanência do Corpo de Bombeiros na região. Os prefeitos e vereadores que participaram da Audiência Pública decidiram buscar sensibilizar os prefeitos e vereadores dos municípios vizinhos que não estiveram representados, para que haja a contribuição financeira necessária, diante da importância de manter essa Corporação de portas abertas.

ÁUDIO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA INTEGRA