VEREADORES REALIZAM REUNIÃO COM A SECRETÁRIA DE SAÚDE PARA DEBATER A QUESTÃO DO SAMU NO MUNICÍPIO

Publicado em 11/01/2018, Por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Os Vereadores da Bancada Progressista, Luciana Zanovello, José D´Agostini Vigne e o Presidente do Legislativo Municipal, Vereador Paulo Roberto da Rosa, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (11), com a Secretária Municipal de Saúde de Nonoai, Gerci Caresia Schio, debatendo sobre a atual situação do Serviço de Atendimento de Urgência – SAMU, o qual terá sua administração encerrada pelo Hospital Comunitário de Nonoai no próximo dia 05 de fevereiro. Além desta pauta, os vereadores também receberam um relatório de atividades desenvolvidas pela Secretária Gerci, a qual assumiu a pasta da Saúde no dia 19 de julho de 2017. Em relação ao Samu, a Secretária comunicou que, a partir do dia 5 de fevereiro, os Serviços serão geridos através do convênio realizado entre a Prefeitura Municipal de Nonoai e a Associação Mantenedora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência, conforme estabelece o Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai no dia 30 de maio de 2017. A Secretária informou ainda que o Samu receberá investimentos necessários para o atendimento de qualidade e que inclusive receberá uma reestruturação.

Os vereadores receberam a informação e comemoraram, pois é um anseio de toda a comunidade a permanência do SAMU em Nonoai. Já em relação à prestação de contas da secretária aos vereadores, todos aprovaram o trabalho desenvolvido e se colocaram a disposição para manter um bom diálogo entre o Poder Legislativo e a Secretaria de Saúde e seus colaboradores.

A Secretária Gerci, comentou ainda, a importância do Hospital Comunitário ter mantido o SAMU até o momento. “Só temos a agradecer esta parceria que tivemos com os administradores do Hospital, sem eles não seria possível ter garantido os serviços até este momento”, finalizou.

De acordo com o Administrador do Hospital Comunitário de Nonoai, Rafael Barboza, o Contrato entre a casa hospitalar e o SAMU venceu em dezembro de 2017 e o Hospital não tem mais interesse em gerir este serviço. “Notificamos todos os interessados sobre o encerramento do nosso convênio a cerca de 60 dias. Neste período foi possível que todos tomassem as providências necessárias para o não encerramento total das atividades”, enfatizou Rafael.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Paulo Roberto da Rosa, destaca o trabalho do Legislativo Nonoaiense para que esse trabalho tão importânte continue no municipio. "Ficamos felizes em termos esta resposta do Poder Executivo, tendo em vista a importância desse serviço a comunicade Nonoaiense e também regional pois votamos e aprovamos no final de maio de 2017 o convênio do municipio com a Associação Mantenedora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência, isso demonstra que nós vereadores estamos trabalhando e defendendo os interesses de toda a comunidade, afinal foi para isso que vomos eleitos", destaca o Presisdente Paulo.