Vereadores reivindicam para que a "CASA DA MEMÓRIA DE NONOAI" localizada na Praça Linhares se torne sede do CENTRO CULTURAL DE NONOAI

Publicado em 21/08/2019, Por Gabriela Mattes Brustolin - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai

A casa da memória de Nonoai está localizada na Praça Linhares, possui também uma sala denominada como Sala de Exposições José Mazzocato, com o intuito de ser um espaço destinado às exposições temporárias e mostras da cultura bem como história local e regional. Tem como missão: preservar, conservar, investigar, interpretar, divulgar, expor, documentar e comunicar patrimônio imaterial dos municípios influenciados pela UHE – Foz do Chapecó, difundindo o conhecimento sobre estes municípios e promovendo a valorização da história regional. É dirigida hoje pela Secretaria pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Nonoai. Pela Lei Municipal n°2.789 de 2011, o Poder Executivo Municipal é autorizado a abrir créditos adicionais nos orçamentos dos respectivos exercícios financeiros para atender as despesas autorizadas pela respectiva lei.

Conhecendo os objetivos da Casa, que são:

I - Preservação da memória dos Municípios atingidos pela UHE - Foz do Chapecó no Rio Grande do Sul;    II - Proporcionar à população, o conhecimento da história dos Municípios influenciados pela UHE - Foz do Chapecó;    III - Pesquisar, recolher, classificar, conservar, preservar e expor objetos, documentos e obras de arte que representem o patrimônio cultural do Município de Nonoai e dos Municípios influenciados pela UHE - Foz do Chapecó;    IV - Estabelecer um padrão museológico e museógrafo baseado em normas técnicas adequadas dentro da realidade que se apresenta;    V - Desenvolver e incentivar a realização de programas e atividades culturais, com sentido pedagógico junto à comunidade regional;    VI - Promover, supervisionar e/ou participar de elaboração e desenvolvimento de planos, programas, projetos e atividades relacionadas ao Município e a região;    VII - Realizar intercâmbio de informações, inclusive educacionais e científicas, no âmbito nacional e internacional;    VIII - Promover a divulgação de pesquisas através de publicações e outros meios de comunicação;    IX - Promover conferências e cursos;    X - Manter acervo à disposição de pesquisadores credenciados.

Os vereadores Rosa Maria Nunes Faria Barbiero e Ver. Fabrício Trentin de Moura, através da indicação N°74/2019 solicitam que o Poder Executivo Municipal, através da Secretaria competente, realize os reparos necessários no imóvel localizado na Praça Linhares, para que aquele espaço possa servir de sede para o Centro Cultural de Nonoai, o qual está na iminência de ser reativado. Sugere-se que o Poder Executivo contate a empresa Foz do Chapecó Energia S.A., que foi a responsável pela doação do referido imóvel, há alguns anos, a fim de buscar junto a ela recursos financeiros para custear as obras e que desse modo, se inicie realmente os trabalhos culturais, não somente feiras do livro, mas outras atividades e arquivamento de histórias de pessoas que fizeram parte da construção de Nonoai, eventos culturais, além disso, disponibilizar uma pessoa capacitada que possa estar fazendo o atendimento e recebimento de visitas e escolas, tornando o espaço que hoje está de certa forma abandonado, um novo lugar que além de conter nossa história, será mais um ponto turístico para o município.