Na Primeira Sessão Ordinária de Agosto, Poder Legislativo inicia a campanha em prol Setembro Amarelo.

Publicado em 04/09/2019, Por Gabriela Mattes Brustolin - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai

Sendo esse o mês mundial de prevenção do suicídio, o assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

Levando em consideração que no Brasil, 32 pessoas se matam por dia. No mundo, há uma morte do tipo a cada 40 segundos. Na sessão ordinária do dia 03 de Agosto de 2019, o Poder Legislativo de Nonoai se uniu ao movimento que é feito para mostrar que a prevenção é fundamental para reverter à situação. Para marcar a campanha, os vereadores usaram em sua roupa um laço amarelo reforçando a campanha e o prédio da Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai estará iluminado durante todo o mês de Setembro com a luz amarela.

Além disso, com autoria da Vereadora Rosa Maria Nunes Barbiero e Vereadora Luciana Zanovello, teve a indicação de nº 76/2019 onde solicita que o Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, promova Semana educativa sobre o Setembro Amarelo, que engloba a depressão, doença psiquiátrica que tem acometido cada vez mais pessoas. Sugere que tal campanha envolva palestras nas escolas e nos bairros, bem como amplo destaque nos meios de comunicação, a fim de orientar e auxiliar a população na prevenção dessa doença, a qual, lamentavelmente, ficou conhecida como o ¨mal do século¨. Indica também que sejam disponibilizadas consultas com psicólogos e psiquiatras nos postos de saúde ou agendadas e pagas pela Secretaria Municipal de Saúde, a fim de atender a população que necessita de tal auxilio.