Vereadores participam de reunião com dirigentes do Hospital Comunitário de Nonoai, para saber quais as demandas do Hospital em relação a atual Pandemia.

Publicado em 20/04/2020, Por Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai

Na tarde de hoje,20 de abril, através da solicitação dos Vereadores José Antônio D`Agostini Vigne e Rosa Maria Faria Barbiero, aconteceu uma reunião com Administrador Rafael Barboza, Diretor Administrativo Fernando Panosso, Vereador e Diretor Clínico do Hospital Dr. André Luiz Hipólito, Vereador Fabricio Moura, com o objetivo de saber como está a situação do Hospital em relação à Pandemia.

O Administrador Rafael Barbosa e Diretor Administrativo Fernando Panosso, explicaram aos vereadores que o Hospital não tem UTI por ser considerado de baixa complexibilidade, e a Pandemia aumentou consideravelmente todo o insumo que o hospital precisa para reduzir o risco de contaminação, como mascara, álcool em gel e luvas. Os mesmos apresentaram um levantamento das necessidades e fizeram a entrega de um ofício aos vereadores solicitando o auxílio na destinação de recursos para o enfrentamento a pandemia que está sendo vivida. O Hospital Comunitário de Nonoai está com dificuldade para adquirir EPI`s, pagando mais caro devido à dificuldade e falta de materiais no mercado. Teve um aumento significativo nos valores pagos por materiais de proteção (descartáveis) e grande aumento no valor pago por produtos de limpeza entre outros insumos necessários ao dia-a-dia. Também foi preciso contratar mais profissionais para preencher lacunas nas equipes, muitas devido ao afastamento de colaboradores que estão na faixa considerada de risco, com isso aumentando o valor da folha de pagamento.

Uma das prioridades necessárias para o Hospital no momento seria a aquisição de equipamentos para adaptarmos um leito de CTI (1 respirador, 1 monitor multiparâmetros, 1 cardioversor e 3 bombas de infusão), porém está praticamente impossível adquirir tais equipamentos devido à falta no mercado e ao preço sendo praticado momentaneamente, considerando que os respiradores foram requisitados para serem fabricados apenas para o Ministério da Saúde.

O Hospital não teve aumento de receita (devido ao cancelamento de procedimentos eletivos), sendo assim, solicitou auxílio e intervenção dos Vereadores na destinação de valores da sobra de recursos da Câmara ao Hospital para usar no Custeio de despesas correntes.

Os Vereadores que estiveram presentes na reunião irão levar a solicitação para a Câmara de Vereadores para avaliação e ver quais as medidas de auxílio poderá ser feito para auxiliar o Hospital.