PROJETO “CAVALGADA CAMINHO DOS TROPEIROS” É APRESENTADO EM NONOAI

Publicado em 14/01/2022, Por Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai - RS

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 13, na Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai, um importante encontro para debater sobre o projeto “Cavalgada Caminho dos Tropeiros”. O encontro contou com a participação do Presidente do Legislativo de Nonoai, Nelso dos Santos, do Prefeito Municipal em exercício, Décimo Melo, do Presidente da Associação Cultural Além Fronteiras, Auri Casalli, da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Alexandra de Oliveira, do Diretor de Indústria, Comércio e Turismo, Ivan Barbiero, do Patrão do CTG Sentinela do Pampa, Mário Chagas, além de vereadores e tradicionalistas de Nonoai.

Conforme a organização, o projeto visa reconhecer e valorizar, através da realização de uma cavalgada interestadual, o importante legado positivo deixado pelos tropeiros que percorreram a região em décadas passadas, sob o prisma econômico, social e cultural.

Após todos os trâmites legais, que devem ser realizados em breve,  a cavalgada deve ocorrer na segunda quinzena de março de 2022. O ato cultural reunirá cavalarianos de Palmeira das Missões, São José das Missões, Novo Xingu, Constantina, Engenho Velho, Ronda Alta, Rondinha, Trindade do Sul, Nonoai e seu destino final, a Capital do Oeste Catarinense, Chapecó.

O caminho que será percorrido é o mesmo pelo qual, nos séculos XIX e XX, cavalarianos passaram em suas andanças transportando animais e cargas pelos estados do Sul a São Paulo.

Também serão demarcados caminhos e pontos de parada dos tropeiros para alimentação e pernoites, com base em pontos e elementos históricos, bem como alicerçar marcos históricos nos principais pontos de passagem das tropas. Materiais gráficos e audiovisuais também serão produzidos.

Texto:  Eder Linhares | Gustavo Azevedo (PN Notícia)