CAVALGADA CAMINHO DOS TROPEIROS FOI LANÇADA EM PALMEIRA DAS MISSÕES-RS.

Publicado em 16/03/2022, Por Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai - RS

O Presidente do Legislativo Municipal de Nonoai, Vereador Nelso dos Santos, acompanhado dos vereadores Sergio Luiz Montagna, Benildes Casarin Zanatta e Marcele Casia Cazarotto, participou na noite de ontem do ato de lançamento da primeira etapa da Cavalgada Caminho dos Tropeiros. A segunda etapa acontecerá no final de maio, e chegará em Nonoai na Semana do Município com diversas atividades culturais a serem desenvolvidas. A Cavalgada, segundo os organizadores, visa resgatar o legado dos tropeiros e do tropeirismo na fundação e no desenvolvimento regional, sobretudo do norte gaúcho. Mais de uma centena de pessoas participaram do ato cultural incluindo, prefeitos, secretários, vereadores e tradicionalistas dos municípios incluídos no roteiro. Palestras, apresentações artísticas, distribuição de panfletos com o legado histórico desse período, descerramento de placas comemorativas são algumas das atividades que serão desenvolvidas em cada município por onde a cavalgada passará até o domingo, dia 20/03, quando se encerra. O Vereador Sergio Montagna e o tradicionalista Vagner Medeiros participam desta primeira etapa da Cavalgada representando Nonoai. Também prestigiou a abertura do evento o Patrão do CTG Sentinela do Pampa de Nonoai, Senhor Mario Chagas.

Os vereadores também cumpriram agenda oficial junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - DAER/RS- Superintendência Regional de Palmeira das Missões, onde discutiram encaminhamentos sobre diversos pleitos da comunidade nonoaiense, incluindo melhorias na ERS-406 e acesso ao Município de Rio dos Índios, adequações dos trevos, ampliação de pontes, sinalizações nas rodovias, dentre outras questões. Em Palmeira das Missões, a comitiva de vereadores visitou ainda as obras do Hospital Público Regional Federal, que está em construção e cuja previsão de conclusão é para o ano de 2024. O hospital contará com 233 leitos e atenderá 72 municípios no norte gaúcho. São 30.216,34 m² de área construída, distribuída em 09 blocos. Trata-se de um hospital de alta complexidade que visa desafogar o SUS e melhor atender as demandas da população regional, e que beneficiará, também, o Município de Nonoai .